Destaques

Argentina, Índia e mais 5 países retiram embargos ao frango brasileiro


Após o Brasil se declarar oficialmente livre da gripe aviária, mais sete países anunciaram o fim dos embargos anunciados ao frango brasileiro. A informação foi confirmada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), nesta quinta-feira (3).

Argentina, Cuba, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Índia, Mauritânia e Uruguai retiraram as restrições

Antes, outros 16 países já haviam suspendido os embargos.

Veja como estão os embargos ao frango brasileiro:

  • Sem restrição: Argélia, Argentina, Bolívia, Bósnia e Herzegovina, Cuba, Egito, El Salvador, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Índia, Iraque, Lesoto, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Mianmar, Montenegro, Paraguai, República Dominicana, Sri Lanka, Uruguai, Vanuatu e Vietnã.
  • Suspensão total: Albânia, Canadá, Chile, China, Macedônia do Norte, Malásia, Paquistão, Peru, Timor-Leste, União Europeia.
  • Suspensão restrita ao estado do Rio Grande do Sul: África do Sul, Angola, Arábia Saudita, Armênia, Bahrein, Bielorrússia, Cazaquistão, Coreia do Sul, Kuwait, México, Namíbia, Omã, Quirguistão, Reino Unido, Rússia, Tajiquistão, Turquia e Ucrânia.
  • Suspensão limitada ao município de Montenegro (RS): Catar e Jordânia.
  • Suspensão limitada aos municípios de Montenegro, Campinápolis e Santo Antônio da Barra: Japão
  • Suspensão limitada à zona de 10 km: Hong Kong, Maurício, Nova Caledônia, São Cristóvão e Nevis, Singapura, Suriname e Uzbequistão.

Fim da gripe aviária

O Brasil se declarou, no dia 19 de junho, oficialmente livre de gripe aviária.

Durante o período de 28 dias de vazio sanitário, nenhum novo caso foi registrado em granjas comerciais brasileiras, o que, segundo os protocolos da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), permite que o país retome o status de livre da doença. Foram registrados apenas casos em aves silvestres e de subsistência no período.

A notificação formal foi enviada à OMSA. O Brasil também comunicou todos os países que impuseram restrições à importação de carne de frango brasileira, solicitando a revogação das suspensões com base no novo status sanitário.

Restrições ao frango brasileiro

Apesar da restrição por parte desses países e o impacto direto no bolso dos produtores, o Mapa não foi pego de surpresa pela gripe aviária.

A avaliação dentro do governo é de que, apesar da confirmação da presença do vírus em uma criação comercial, o Ministério já estava preparado para a situação.

O vírus da gripe aviária não é novidade: já havia sido detectado em outras regiões do mundo, como Ásia, África e norte da Europa. No próprio Brasil, ele já havia sido identificado em aves silvestres e de subsistência. No Velho Continente, apenas em 2025, mais de 200 casos foram registrados.

A percepção no Mapa era de que seria apenas uma questão de tempo até que a gripe aviária chegasse também a uma criação comercial brasileira.

O Ministério já vinha elaborando medidas de precaução. Desde 2023, o governo dá uma atenção especial para o assunto.

Foram assinados acordos de regionalização com países como Japão, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Filipinas — mercados importantes para a balança comercial do setor.

O acordo com o Japão, por exemplo, foi assinado em março.



Fonte: CNN Brasil

Rubem Gama

Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta