Destaques

Esgoto no Rio Pinheiros: vazamento deixa mancha escura e mal cheiro em SP


Uma falha na Estação Elevatória de Pinheiros, na última sexta-feira (1), causou um vazamento de esgoto que atingiu o Rio Pinheiros, em São Paulo. O incidente gerou uma mancha na água do rio, além de mau cheiro. Companhia alega falta de recursos para manutenção.

De acordo com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), a unidade opera com bombas cuja vida útil já venceu há 5 anos e, por isso, o trabalho é realizado de forma instável por causa da ausência de investimentos em manutenção.

Ainda segundo a companhia, a unidade não realizou as substituições das bombas por falta de recursos, com a justificativa de que nos últimos dez anos, a estação priorizou investimentos em água.

A estação elevatória de Pinheiros é considerada a maior unidade de bombeamento de esgoto da Sabesp, sendo responsável por encaminhar o volume de 3,8 milhões de moradias no entorno do rio Pinheiros para a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto).

Solução apresentada

Após o problema, a nova gestão da companhia destinou R$ 20 milhões para a renovação completa da estação. “Enquanto os equipamentos estão sendo fabricados no exterior, sob medida, técnicos realizam a manutenção corretiva das bombas atuais”, informou a empresa em nota.

Também em nota, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) informou que a estação elevatória de Pinheiros apresenta um histórico de problemas operacionais desde o ano de 2000. A empresa multou a Sabesp em R$ 1,1 milhão depois de tomar conhecimento sobre a falha.

O novo projeto para corrigir o problema será dividido em duas etapas. A primeira promete ser concluída em 60 dias, com a troca de equipamentos vencidos por novas bombas. A Sabesp afirmou que cada bomba tem 13 metros de altura e cerca de 15 toneladas, o que justifica o prazo.

“A Companhia pede desculpas pelos transtornos e reforça seu compromisso de resolver as falhas do passado e entregar um novo padrão de qualidade para a população”, finalizou a Sabesp.



Fonte: CNN Brasil

Rubem Gama

Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta