Casa Branca começa demolição para construir salão de baile de Trump; veja
Nos Estados Unidos, a Casa Branca iniciou, nesta segunda-feira (20), a demolição da Ala Leste, onde será construído um salão de baile de US$ 200 milhões (R$ 1,07 bilhão) e 8.433 m² a pedido do presidente Donald Trump.
A CNN observou uma escavadeira destruindo partes da Ala Leste, e vídeos e imagens em close-up capturaram áreas do telhado destruídas e uma escavadeira destruindo o interior.
Imagens divulgadas anteriormente pela Casa Branca mostraram que o salão de baile, que o governo disse que será financiado por Trump e outros doadores privados, seria construído sobre esta área.
A secretária de imprensa, Karoline Leavitt, disse durante o verão que o “salão de baile do Estado” ocuparia o espaço que abriga a Ala Leste da mansão executiva, onde as primeiras-damas tradicionalmente mantêm seus escritórios.
O projeto concretiza uma ambição de 15 anos do presidente de construir um espaço para eventos nos jardins da Casa Branca que expanda a capacidade de entretenimento do edifício — mas também se assemelhe aos espaços de seus clubes privados.
O salão de baile é apenas uma parte dos esforços de Trump para transformar os edifícios e os jardins a seu gosto, que incluíram a adição de grandes mastros de bandeira, a pavimentação do Jardim das Rosas e a decoração do Salão Oval com ouro.
“Tenho o prazer de anunciar que a terraplenagem foi iniciada nos terrenos da Casa Branca para a construção do novo, grande e belo Salão de Baile da Casa Branca”, publicou Trump nas redes sociais na noite de segunda-feira.
“Completamente separada da Casa Branca, a Ala Leste está sendo totalmente modernizada como parte desse processo e ficará mais bonita do que nunca quando estiver concluída!”, completou.
Trump também comentou sobre a construção durante um evento em homenagem aos times de beisebol da LSU no Salão Leste da Casa Branca nesta segunda-feira.
“Sabe, estamos construindo bem atrás de nós — estamos construindo um salão de baile. Eles queriam um salão de baile há 150 anos, e estou dando essa honra a este lugar maravilhoso”, disse ele.
“Eu não sabia que estaria aqui agora, porque bem do outro lado, há muita construção em andamento, da qual você pode ouvir periodicamente”, completou.
Imagens fornecidas pela Casa Branca retratam um amplo espaço com lustres de ouro e cristal, colunas coríntias douradas, um teto artesoado com incrustações de ouro, luminárias de chão douradas e um piso de mármore xadrez. Três paredes com janelas em arco dão para os jardins ao sul da Casa Branca.
O novo salão de baile — que manterá o “tema e a herança arquitetônica” da mansão executiva neoclássica, disse a Casa Branca — terá capacidade para 650 pessoas sentadas, mais de três vezes o espaço do Salão Leste, o maior espaço para eventos da Casa Branca.
Em um jantar recente com doadores, Trump disse que o novo espaço estaria “em harmonia” com a arquitetura da Casa Branca. Ele afirmou que seria “adequado em cor e formato de janela”.
“Na verdade, não haverá nada parecido. … Sabe, uma coisa nova é construir um prédio supermoderno ao lado de um prédio antigo, e acho isso bom, mas não tenho coragem de fazer isso com a Casa Branca”, disse ele.
Durante o jantar, o presidente disse que lhe foi dito que havia “condições de zoneamento zero” estabelecidas para o projeto.
“Eu perguntei: ‘Quanto tempo vai levar?'”, lembrou Trump. “‘Senhor, pode começar hoje à noite, você não precisa de aprovações.’ Eu disse: ‘Você só pode estar brincando.’ Eles disseram: ‘Senhor, esta é a Casa Branca, o senhor é o presidente dos Estados Unidos, pode fazer o que quiser.'”
Fonte: CNN Brasil