Destaques

Trump promete manter tarifas caso Índia continue importando petróleo russo


O presidente dos EUA, Donald Trump, reafirmou no domingo (19) que o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, disse que a Índia deixará de comprar petróleo russo.

A afirmação de Trump acontece após a ameaça de que Nova Déli continuaria pagando tarifas “massivas” caso não parasse de comprar a matéria-prima.

“Falei com o primeiro-ministro indiano, Modi, e ele disse que não vai fazer essa coisa do petróleo russo”, disse Trump a repórteres a bordo do Air Force One.

Questionado sobre a afirmação da Índia de que não tinha conhecimento de nenhuma conversa entre Modi e Trump, Trump respondeu: “Mas se eles querem dizer isso, então continuarão pagando tarifas massivas, e eles não querem fazer isso.”

O petróleo russo tem sido um dos principais motivos de irritação de Trump nas prolongadas negociações comerciais com a Índia — metade de suas tarifas de 50% sobre produtos indianos são uma retaliação a essas compras.

O governo dos EUA afirmou que a receita do petróleo financia a guerra da Rússia na Ucrânia.

A Índia se tornou a maior compradora de petróleo russo transportado por via marítima, vendido com desconto, depois que países ocidentais rejeitaram as compras e impuseram sanções a Moscou por sua invasão da Ucrânia em 2022.

Trump disse na quarta-feira (15) que Modi lhe garantiu naquele dia que a Índia interromperia suas compras de petróleo russo.

O Ministério das Relações Exteriores da Índia afirmou não ter conhecimento de nenhuma conversa telefônica entre os líderes naquele dia, mas afirmou que a principal preocupação de Nova Délhi era “salvaguardar os interesses do consumidor indiano”.

Um funcionário da Casa Branca disse na quinta-feira (16) que a Índia reduziu pela metade suas compras de petróleo russo, mas fontes indianas disseram que nenhuma redução imediata foi observada.

As fontes disseram que as refinarias indianas já fizeram pedidos para embarque em novembro, incluindo alguns com previsão de chegada em dezembro, portanto, qualquer corte pode começar a aparecer nos números de importação de dezembro ou janeiro.

As importações indianas de petróleo russo devem aumentar cerca de 20% este mês, para 1,9 milhão de barris por dia, de acordo com estimativas da empresa de dados de commodities Kpler, à medida que a Rússia aumenta as exportações após drones ucranianos atingirem suas refinarias.



Fonte: CNN Brasil

Rubem Gama

Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta