Com 85% do corpo queimado, morre idoso ferido em explosão de Olinda (PE)
Após três dias internado em estado grave com queimaduras em cerca de 85% da superfície corporal, o idoso José de Lima, de 67 anos, morreu nesta quarta-feira (22) no Hospital da Restauração, no Recife. Ele havia sido resgatado do desabamento provocado por uma explosão no bairro de Ouro Preto, em Olinda (PE), no último domingo (19).
Com a morte do idoso, chega a três o número de vítimas fatais da tragédia, que segue sob investigação da PCPE (Polícia Civil de Pernambuco). O laudo pericial deve ser concluído em até 30 dias.
Ele foi resgatado de helicóptero em uma operação conjunta da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e do SAMU Metropolitano do Recife, sendo encaminhado para o setor de queimados do hospital. Apesar dos esforços da equipe médica, o idoso não resistiu à gravidade das lesões.
As investigações iniciais apontam que o desabamento do imóvel onde ele estava pode ter sido provocado por uma explosão de gás. A PCPE, por meio da Delegacia do Varadouro, em Olinda, segue apurando as causas do incidente.
Vítimas
Além de José de Lima, outras 11 pessoas foram resgatadas do local do desabamento, no bairro de Ouro Preto, em Olinda. De acordo com informações da SDS (Secretaria de Defesa Social de Pernambuco), duas vítimas, um homem de 40 anos e uma idosa de 69, foram encontradas sem vida no local.
Ao todo, dez adultos e duas crianças foram socorridos, sendo que cinco precisaram de atendimento hospitalar.
A operação de resgate mobilizou 14 viaturas, incluindo veículos especializados do CBMPE (Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco), como auto bomba tanque, auto de busca e salvamento, e auto bomba salvamento. A PMPE (Polícia Militar de Pernambuco) também atuou na ocorrência, que contou com o apoio aéreo de um helicóptero da PRF para o atendimento emergencial.
Segundo a Prefeitura de Olinda, a explosão que provocou o desabamento ocorreu por volta das 7h30. Oito casas conjugadas ficaram destruídas. Equipes de trânsito, saúde, desenvolvimento social e segurança foram deslocadas ao local para prestar suporte às vítimas e aos moradores afetados.
Morte do cachorro Nick
Também morreu, na manhã desta quarta-feira (22), o cachorro Nick, dois dias após ter sido resgatado dos escombros da explosão. A informação foi divulgada pela Prefeitura de Olinda, que lamentou e se solidarizou com a perda do animal.
Nick estava internado em estado delicado, com um quadro de insuficiência renal aguda, após passar mais de um dia soterrado sob os destroços. Ele havia sido encontrado apenas por volta das 18h30 de segunda-feira (20), quase 36 horas depois da tragédia.
Fonte: CNN Brasil