Destaques

Pesquisa indica preferência por partido de Milei em eleição legislativa


A Liberdade Avança, partido do presidente Javier Milei, aparece com vantagem para as eleições de meio de mandato neste fim de semana na Argentina, indica a pesquisa AtlasIntel divulgada nesta sexta-feira (24).

Questionados sobre em que força política devem votar nas eleições, 41,1% dos argentinos responderam a Liberdade Avança. Logo em seguida, 37,2% indicaram voto na Fuerza Patria, a coalizão da oposição peronista.

A votação vai renovar metade da Câmara e um terço do Senado, ou seja, serão eleitos 127 deputados e 24 senadores neste domingo. Atualmente, a oposição tem maioria no Congresso enquanto a Liberdade Avança tem 37 deputados e 6 senadores.

A eleição de meio de mandato é vista como referendo sobre as políticas de Javier Milei. Se conquistar uma vitória expressiva, o presidente poderá ampliar a base no Congresso para avançar com a agenda econômica. Milei indicou que pretende apresentar uma reforma trabalhista e novos cortes de impostos.

Ainda de acordo com a pesquisa, o partido do presidente lidera entre os homens (47,3%), enquanto a coalizão peronista aparece na frente entre as mulheres (39,8%).

A Liberdade Avança também tem a preferência entre os eleitores mais jovens, de até 34 anos, e aqueles que estudaram até o nível médio. Os peronistas, por sua vez, tem vantagem entre os argentinos com ensino superior.

Atrás da Liberdade Avança e da Fuerza Patria, aparece o bloco Provincias Unidas, novo bloco impulsionado por governadores das províncias, com 5,8% das intenções de voto nas eleições legislativas. Em seguida, vem Frente de Esquerda (3,6%) e a União Cívica Radical (1,1%).

Ainda de acordo com a pesquisa, 3,2% dos argentinos pretendem votar em outros grupos políticos; brancos e nulos também somam 3,2%. Outros 4,8% disseram não saber em partido ou coalizão votar. O levantamento da AtlasIntel ouviu 6.526 pessoas entre os dias 15 e 19 de outubro. A margem de erro é de 1 ponto percentual e o nível de confiança é de 95%.



Fonte: CNN Brasil

Rubem Gama

Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta