Destaques

Defesa de Heleno entra com recurso contra julgamento no STF


A defesa de Augusto Heleno, ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), protocolou, nesta segunda-feira (27), recurso no STF (Supremo Tribunal Federal) contra o julgamento da ação do plano de golpe de Estado.

Os ministros da Primeira Turma ainda vão decidir se aceitam o recurso apresentado. O julgamento ocorrerá em sessão virtual, em data que ainda será marcada. A CNN apurou que a sessão deve acontecer ainda nesta semana.

Como mostrou a CNN, o ministro Luiz Fux, único voto divergente no julgamento do núcleo 1, não deve participar da análise dos recursos, já que trocou de turma.

Relembre a acusação contra Augusto Heleno

O ex-ministro do GSI foi condenado a 21 anos de prisão, em regime inicial fechado.

Segundo a acusação, ele auxiliou o ex-presidente na elaboração e difusão de mensagens contra a segurança das urnas eletrônicas e atuou em conjunto com Alexandre Ramagem na preparação de narrativas repetidas por Bolsonaro em discursos públicos.

Heleno também teria pleno conhecimento e domínio sobre as ações da chamada “Abin paralela”, utilizada para espionagens ilegais em benefício de interesses de Bolsonaro. Após as eleições de 2022, Heleno teria continuado na cúpula da organização criminosa, acompanhando de perto a mobilização para um golpe.

Em setembro de 2023, durante a CPMI dos atos de 8 de janeiro, teria, segundo a acusação, reforçado sua adesão ao golpe ao repetir publicamente a frase “ladrão não sobe a rampa”, associada à rejeição da vitória de Lula.



Fonte: CNN Brasil

Rubem Gama

Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta