Conmebol define local da final inédita da Sul-Americana com Atlético-MG
A Conmebol definiu o estádio Defensores del Chaco, em Assunção, como sede da final da Copa Sul-Americana 2025. A decisão será entre o Atlético-MG e o vencedor do confronto entre Universidad de Chile e Lanús.
O jogo está marcado para o dia 22 de novembro (sábado), com horário ainda a ser confirmado.
A escolha foi feita após o Atlético-MG garantir vaga na final ao eliminar o Independiente del Valle, do Equador.
? Semifinal definida: é o caminho para a #GrandeConquista!
?? @udechile ? @clublanus ??
?? @IDV_EC ? @Atletico ??? CONMEBOL #Sudamericana 2??0??2??5?? pic.twitter.com/1jFUb4vn4S
— CONMEBOL Sudamericana (@SudamericanaBR) September 26, 2025
O clube mineiro alcança pela primeira vez a decisão da competição e busca o título inédito.
O estádio paraguaio tem significado especial para o Galo. Foi lá que o time disputou o primeiro jogo da final da Libertadores de 2013, quando perdeu por 2 a 0, mas reverteu a vantagem em Belo Horizonte e conquistou o título.
Brasil na Sul-Americana
Os colorados venceram a Sul-Americana em 2008, quando passaram por Grêmio, Universidad Católica, Boca Juniors, Chivas Guadalajara e Estudiantes em um período em que faturaram outros seis títulos internacionais — Mundial de 2006, Libertadores de 2006 e 2010, Copa Suruga Bank de 2009 e Recopa de 2007 e 2011.
Em 2012, os tricolores, por outro lado, eliminaram Bahia, LDU de Loja, Universidad de Chile e Universidad Católica, além do Tigre, em final que ficou marcada por não chegar ao fim após confusão no intervalo. Foi ainda o último título de Rogério Ceni como jogador profissional.
A campanha alviverde em 2016 teve classificações sobre Cuiabá, Independiente, Junior de Barranquilla e San Lorenzo — a decisão seria contra o Atlético Nacional, mas a Chape acabou declarada campeã após o acidente no voo LaMia 2933, em que 71 pessoas morreram, com apenas três jogadores sobrevivendo.
Os rubro-negros são os vencedores mais recentes. Ganharam em 2018, depois de despachar Newell’s Old Boys, Peñarol, Caracas, Bahia, Fluminense e Junior de Barranquilla, e em 2021, eliminando América de Cali, LDU, Peñarol e Red Bull Bragantino depois de Melgar, Aucas e Metropolitanos ficarem para trás na fase de grupos. O Furacão, aliás, está entre os maiores campeões da Sul-Americana — há apenas outros quatro bicampeões.
Fonte: CNN Brasil
