Destaques

Megaoperação no RJ: violência e medo ferem coração da cidade, diz arcebispo


O arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, se manifestou sobre a megaoperação policial que terminou com 64 mortos e 81 suspeitos presos após mais de 12 horas de confronto nesta terça-feira (28), na zona Norte da capital fluminense.

Em nota, o arcebispo lamentou as mortes e disse que a violência e o medo têm ferido o coração da cidade e tirado a paz de muitos lares. “Diante dessa dolorosa realidade, como Pastor desta Igreja, não posso deixar de expressar minha dor por tanto sofrimento e de reafirmar que a vida e a dignidade humana são valores absolutos. A vida humana é dom sagrado de Deus e deve ser sempre defendida e preservada”, afirmou o pastor.

As regiões do Complexo do Alemão e da Penha viraram uma verdadeira zona de guerra durante esta terça. Imagens mostraram colunas de fumaça por conta de explosões na comunidade, barricadas formadas por veículos roubados e até um drone do Comando Vermelho soltando um explosivo do céu.

Dom Orani destacou que é preciso “superar o ódio, a vingança e a indiferença que corroem o tecido social”. “É urgente que unamos nossas forças pela reconciliação, pelo respeito mútuo e, sobretudo, pela proteção da vida, pela promoção da justiça e pela construção de uma sociedade pacífica, que promova a dignidade de cada pessoa, especialmente dos mais pobres e vulneráveis”, acrescentou.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), informou na manhã desta quarta-feira (29) que todos os modais de transporte da cidade estão funcionando normalmente, assim como os demais serviços públicos. A cidade retornou ao Estágio 1 de atenção, o que representa a volta à normalidade. Transportes como metrô, trens, BRT e ônibus operam normalmente nesta manhã.

Megaoperação mais letal das história do Rio

A megaoperação deflagrada nesta terça-feira (28) nos Complexos do Alemão e da Penha terminou com o saldo de 64 mortos — 60 suspeitos e 4 policiais —, 81 presos e 93 fuzis apreendidos.

As retaliações do CV (Comando Vermelho) por conta da ação policial resultaram em um dia de caos pra cidade do rio de Janeiro.

Operações com mais mortes no RJ

  • Operação no Alemão e na Penha – 64 mortos – 28/10/2025
  • Operação no Jacarezinho – 28 mortos – 05/2021
  • Operação na Penha – 23 mortos – 05/2022
  • Operação no Alemão – 19 mortos – 06/2007
  • Operação no Alemão – 17 mortos – 07/2022



Fonte: CNN Brasil

Rubem Gama

Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta