Destaques

Nasa se pronuncia após Kim Kardashian dizer que o homem nunca foi à Lua


Em uma prova do poder de Kim Kardashian de chamar a atenção, o chefe da Nasa sentiu-se obrigado a esclarecer a situação quando a rainha dos reality shows disse acreditar em uma conhecida teoria da conspiração de que o pouso na Lua da missão Apollo 11 em 1969 foi uma farsa.

Em um novo episódio da longa saga familiar do Hulu, “The Kardashians”, a estrela do programa disse que acha que o pouso lunar dos astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin foi uma ficção.

O que a convenceu, ela disse durante o segmento, foi um vídeo que viu online de uma entrevista com Aldrin. Ela disse que interpretou os comentários dele naquela entrevista como se o pouso na Lua nunca tivesse ocorrido.

 

 

Desde a década de 1970, céticos têm lançado a ideia de que a missão — assistida ao vivo por dezenas de milhões de pessoas ao redor do mundo — foi, na verdade, encenada.

Essa teoria aumentou e diminuiu ao longo dos anos, mas Sean Duffy, Secretário de Transportes dos EUA e administrador interino da Nasa, não perdeu tempo em derrubá-la depois que Kim Kardashian disse aos seus 4 milhões de telespectadores que estava abraçando a ideia.

“Sim, @KimKardashian, nós já fomos à Lua… 6 vezes!” Duffy escreveu na quinta-feira (30) na plataforma de mídia social X.

 

Na verdade, ele disse, os EUA estão voltando à Lua sob a liderança do presidente Donald Trump. Em 2026, a missão Artemis II está programada para enviar astronautas em uma viagem de 10 dias ao redor da Lua, antes de um pouso lunar planejado para 2027.

“Vencemos a última corrida espacial e venceremos esta também”, escreveu Duffy.

O contexto da afirmação de Aldrin

Kardashian fez referência a um vídeo no qual Aldrin, agora com 95 anos, foi questionado sobre qual foi o “momento mais assustador” durante a missão Apollo. Lendo em seu telefone, Kardashian citou Aldrin dizendo: “Não houve momento assustador, porque não aconteceu.”

A estrela de reality então disse: “Então, eu acho que não aconteceu”.

As observações de Aldrin parecem ter sido tiradas de contexto de uma aparição no palco em 2015 na sociedade de debates Oxford Union na Grã-Bretanha. Durante o evento, ele foi questionado por alguém na plateia: “Qual foi o momento mais assustador da viagem?”

Ele hesitou e disse: “O mais assustador?”, levantando as mãos como se para dispensar a ideia. “Não aconteceu. Poderia ter sido assustador”, disse ele, sugerindo que nada de assustador de fato ocorreu.

Em seguida, alguém na plateia perguntou sobre um disjuntor defeituoso, e ele prosseguiu descrevendo um problema técnico que surgiu durante a missão.

Um porta-voz da Nasa não pôde ser contatado imediatamente para dar mais detalhes sobre a história. Um porta-voz de Kardashian não respondeu imediatamente. Um porta-voz de Aldrin não estava imediatamente disponível.





Fonte: CNN Brasil

Rubem Gama

Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta