IBGE: 115 municípios não possuíam sistema de alerta durante chuvas no RS
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou, nesta quarta-feira (31), uma pesquisa que mostra os impactos causados pelo evento climático de abril de 2024, que atingiu o estado do Rio Grande do Sul.
A MUNIC 2024 (Pesquisa de Informações Básicas Municipais) mostram que dos 497 municípios do estado, 459 foram atingidos pelas chuvas, um total de 92,4%.
Entre os afetados, 289 emitiram alertas durante o vento, enquanto 55 não chegaram a liberar avisos aos moradores. Além disso, a pesquisa apurou que 115 cidades não possuíam sistema de alerta para esses eventos, um quarto do número total dos municípios atingidos.
Do total de cidades atingidas pelas chuvas, 388 afirmaram ter um plano de contingência de proteção e defesa civil. Destes, 323 colocaram o plano em prática durante a crise e em 65 cidades o plano não foi executado.
427 cidades tiveram registros de ocorrências com a população e danos estruturais
Em 338 foram registrados óbitos; pessoas desaparecidas; desabrigados ou desalojados; feridos ou doenças ligadas a eventos de inundação, como leptospirose e dengue.
Com relação aos danos a estruturas e equipamentos, houve danos a estruturas viárias em 397 municípios e 205 tiveram áreas ilhadas.
A pesquisa efetua, periodicamente, levantamentos de informações sobre a estrutura, a dinâmica e o funcionamento das instituições públicas municipais e estaduais.

Relembre as chuvas no Rio Grande do Sul
Considerada a pior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul, as fortes chuvas que atingiram o estado em maio deste ano provocaram a morte de 183 pessoas e deixaram, até a última atualização da Defesa Civil do estado, 27 desaparecidos.
As tempestades afetaram mais de 2,3 milhões de pessoas. No auge das chuvas, cerca de 79 mil pessoas ficaram desabrigadas após terem suas casas levadas ou destruídas pela água.
Chuvas no RS: Nasa divulga imagens de satélite que mostram dimensão da tragédia; veja antes e depois
Por conta dos estragos, o governo do estado criou o Plano Rio Grande, programa que já investiu R$ 2,4 bilhões em medidas para atenuar os impactos causados pelas chuvas deste ano.
Veja imagens:
*Sob supervisão de Tonny Aranha
Fonte: CNN Brasil
