Eliminada do WTA Finals, Swiatek fala em “karma” após temporada irregular
A seis vezes campeã de Grand Slam, Iga Swiatek, afirmou que o “karma” pode estar lhe cobrando a conta após anos de conquistas, depois de ser derrotada por Amanda Anisimova por 6/7 (3), 6/4 e 6/2 em duelo válido pela fase de grupos do WTA Finals, nesta quarta-feira (5).
Anisimova, que já havia eliminado a polonesa nas quartas de final do US Open, em setembro, voltou a vencer a número 2 do mundo — desta vez em Riad — e deu o troco pela dura derrota por 6/0 e 6/0 sofrida na final de Wimbledon.
Campeã do WTA Finals em 2023, Swiatek viveu uma temporada irregular em 2025. Apesar de ter conquistado títulos em Wimbledon, Cincinnati e Seul, a polonesa não conseguiu avançar às semifinais do torneio que encerra o calendário pelo segundo ano consecutivo.
Aos 24 anos, a jogadora reconheceu que o esforço e a dedicação já não estão rendendo os mesmos resultados de antes. “Quando você faz tudo e ainda assim não é suficiente, acho que significa que precisa melhorar o seu tênis. Mas eu me senti bem mentalmente, fisicamente e tecnicamente. As condições estavam boas”, afirmou.
Swiatek refletiu ainda sobre a sequência de resultados abaixo do esperado. “Não entendo muito bem por que não consegui sair da fase de grupos. Talvez eu tenha vencido demais no ano passado — talvez seja o karma. É estranho. Não é que eu esperasse algo, mas, pela minha experiência, quando coloco tanta intensidade e vontade, normalmente isso acaba compensando”.
Mesmo com a eliminação precoce, Swiatek deve encerrar a temporada na segunda posição do ranking, atrás de Aryna Sabalenka, e já mira um retorno ao topo em 2026.
(Reportagem de Shifa Jahan em Bengaluru; Edição de Ken Ferris)
Fonte: CNN Brasil
