Destaques

Trump manda Justiça investigar suposto abuso nos preços dos combustíveis


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na madrugada desta quarta-feira (24) que orientou o Departamento de Justiça a investigar o que chamou de prática abusiva de preços por parte das grandes companhias de petróleo.

“As grandes empresas de petróleo não estão reduzindo os preços nas bombas de combustível de forma compatível com a forte queda dos preços que estão pagando pelo petróleo”, escreveu Trump na Truth Social.


“Esses preços estão caindo como uma pedra! Em outras palavras, os consumidores estão sendo explorados”, afirmou o presidente americano.

O barril do petróleo Brent, referência internacional, caiu para menos de US$ 77 nesta quarta-feira, enquanto o petróleo WTI (West Texas Intermediate), referência nos Estados Unidos, também era negociado abaixo de US$ 73. A queda ocorre em meio ao alívio dos mercados após os Estados Unidos e o Irã firmarem um memorando de entendimento para trabalhar pelo fim da guerra.

“Os preços da gasolina precisam começar a cair muito mais rápido do que estou vendo!”, acrescentou Trump na publicação.

Como mostrou a CNN, o mercado também repercutiu a flexibilização de restrições americanas relacionadas ao petróleo iraniano e acompanhou a manutenção do fluxo de embarcações pelo Estreito de Ormuz, rota estratégica para o transporte global da commodity.

O petróleo Brent para setembro, negociado na Intercontinental Exchange de Londres (ICE), encerrou em baixa de 0,93% (US$ 0,72), a US$ 76,80 o barril.

Declarações divergentes entre autoridades dos EUA e do Irã sobre as negociações em curso entre os dois países levaram o petróleo a oscilar brevemente perto da estabilidade, antes de retomar queda com preocupações de oferta.



Fonte: CNN Brasil

Rubem Gama

Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta