Xandão Seixas vai dar voz ao povo; “o povo deve participar ativamente das discussões importantes na Câmara”, diz o presidente
Por Rubem Gama
Acontece nesta terça-feira, (28/02), às 17h, no Plenário da Casa do Cidadão em Mucuri-Sede, a primeira sessão ordinária do biênio 2023/2024 da Câmara Municipal de Mucuri. Sob o comando do novo presidente, o vereador Alexandre Deolinda Seixas (PSC), a sessão é de extrema importância para o início dos trabalhos legislativos do ano, onde serão discutidas e votadas proposições relevantes para o município.
Após uma gestão bem-sucedida no biênio 2019-2020, com as contas aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA), o vereador Alexandre Deolinda Seixas, mais conhecido como Xandão Seixas, foi reeleito para presidir a Câmara de Mucuri no período de 2023-2024. Com uma votação expressiva de 1.279 votos, a maior já registrada na história do município, Xandão Seixas se destaca por suas qualidades de liderança, experiência e empatia, características importantes para uma boa gestão do poder legislativo.
Em sua nova gestão, Xandão Seixas prioriza dinamizar o financeiro com contenção de despesas e enxugar as contas para economizar recursos do duodécimo, devolvendo-os ao Executivo Municipal para adquirir ambulâncias novas destinadas ao atendimento em 31 de Março, Cruzelândia e Nova Brasília. Além disso, o presidente da Câmara se compromete a trabalhar em prol do povo de Mucuri, mantendo a câmara de portas abertas para ouvir as demandas da população e promover um Mucuri cada vez melhor.
Para Xandão Seixas, a função principal do Poder Legislativo é legislar, criando leis nos limites da competência do Município em benefício da população. Executar políticas públicas ou subsidiar projetos sociais através de convênios cabe ao Poder Executivo, com o apoio e fiscalização do Legislativo. Com isso, a atuação do presidente da Câmara é fundamental para aproximar a comunidade das decisões tomadas em plenário, já que os projetos que passam por lá impactam significativamente na vida das pessoas.
Xandão Seixas está animado para cumprir com dedicação e responsabilidade esta nova missão no legislativo mucuriense. Ele destaca que sua atuação não será sozinha e que precisa de uma mesa diretora forte, sempre em busca do melhor para a cidade. A nova Mesa Diretora 2023-2024 está composta pelos vereadores Aguinaldo Moreira da Silva (PSD) como Vice-Presidente; André de Jesus Flores (REDE) como 1° Secretário; e Hélio Alvarenga Penha (PSDB) como 2° Secretário.
O presidente da Câmara de Mucuri está otimista em relação aos trabalhos do legislativo em 2023 e garante que os munícipes podem esperar um Xandão Seixas dedicado e empenhado em fazer jus à confiança que lhe foi atribuída. Para ele, o poder emana do povo, e antes de ser presidente da Câmara, ele é um munícipe nascido e criado em Mucuri, que pretende continuar na cidade, criando sua família e deixando um legado para sua terra natal.